A produção de materiais acessíveis é um recurso novo para o público em geral. A produção de um material com tantos formatos pode parecer uma tarefa muito complicada, mas ela é possível de ser feita com poucos recursos financeiros, utilizando software gratuito e fazendo a hospedagem em sítios eletrônicos gratuitos. No processo de acessibilidade de um conto, é importante considerar a integração dos materiais, de modo que eles sejam agradáveis a todos e acessíveis para o maior número possível de pessoas; não basta fazer algo atraente para um público e, nesse percurso, criar barreira para outros. Este não é um trabalho com apenas um protagonista, mas uma produção coletiva, que precisa de consultoria (AMARANTE; LIMA, 2009) e validação do público. 

Os diferentes formatos são produzidos com o intuito de transpor as barreiras encontradas no formato convencional do livro impresso em tinta e aproximar cada vez mais pessoas da obra literária, permitindo o acesso delas à narrativa, à trama que envolve os personagens, ao enredo, ao estilo do autor e da ilustração, bem como a outros elementos que potencializem a percepção estética.

Para tanto, não basta ter boa vontade para a produção de materiais tão distintos, é preciso conhecer as diferentes técnicas e estratégias de ação para produção de material acessível. Abaixo, apresentamos sites, plataformas e aplicativos livres que permitem conhecer o universo da acessibilidade. Você pode acessar de forma gratuita cursos e materiais instrucionais que vão ajudá-lo nas ações inclusivas.